O ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida pela Presidência da República nas eleições deste ano, com 46% das intenções de voto no principal cenário simulado, com 11 pré-candidatos. Se as eleições fossem hoje, o petista seria eleito no primeiro turno, em 2 de outubro, segundo pesquisa estimulada – quando os entrevistados podem olhar um cartão com os nomes dos candidatos.
No cenário espontâneo, quando o cartão com os nomes dos candidatos não é mostrado, Lula tem 41% das intenções de voto contra 29% de Bolsonaro.
Os dados, da nova rodada da pesquisa FSB/BTG, divulgados na manhã desta segunda-feira (30), confirmam pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira (26), que mostrou Lula com 48% das intenções de voto no primeiro turno das eleições, 21 pontos percentuais de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 27%.
Na pesquisa FSB/BTG, Bolsonaro está em segundo lugar, com 32% das intenções de voto. O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) surge na sequência, com 9%, depois está a senador Simone Tebet (MDB-MS), com 2% e o deputado federal André Janones (Avante), com 1%. Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União Brasil), Sofia Manzano (PCB), Vera Lucia (PSTU), Eymael (DC) e Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram. Brancos, nulos e indecisos somaram 8% dos entrevistados.
“Ao contrário do que muitos imaginavam, a desistência de nomes da chamada terceira via tem reforçado a polarização entre Lula e Bolsonaro. Quando Moro saiu, Bolsonaro cresceu. Agora, com a saída de Doria, foi a vez de Lula ganhar terreno”, destacou Marcelo Tokarski, sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa, sobre a desistência do ex-governador de São Paulo.
Segundo turno
Na simulação de segundo turno, Lula apareceu com 19 pontos de vantagem em relação a Jair Bolsonaro. O petista somou 54% das intenções de voto, contra 35% do atual chefe do Executivo.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 27 e 29 de maio.
As entrevistas foram feitas por telefone.
O índice de confiança do levantamento é de 95%.
A pesquisa foi feita pelo Instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número de protocolo BR-03196/2022.
Confira aqui mais dados da pesquisa.